Você esta aqui:

Destaques

SECRETÁRIO DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE JUNTAMENTE COM A EQUIPE TÉCNICA DO MEIO AMBIENTE REALIZAM VISTORIA NA MAIOR USINA FOTOVOLTAICOS DO ESTADO DE RONDÔNIA SITUADA EM NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE

13 de novembro de 2019 | Carlos Ramos de Vasconcelos

Nesta manhã de terça-feira 12, Secretário da Agriculta e Meio Ambiente, juntamente com a equipe técnica do meio ambiente, realizaram vistoria na maior Usina Fotovoltaicos (Usinas Solares), do estado de Rondônia situada no Município de Nova Brasilândia d’oeste. Com a capacidade de gerar um mega de energia, onde 60% da energia usada pela mineradora vem deste sistema, com um pico de geração é de 4,5 horas dias, esta vistoria tem como finalidade a liberação da Licença de Operação Fotovoltaicos, a qual em breve estará produzindo calcários, além de gerar empregos aos munícipes.

É inegável que atualmente as fontes alternativas (e renováveis) de energia estão sendo demandas cada vez mais requisitadas, as usinas solares correspondem uma de suas principais fontes. Já que, diferente da energia eólica, há fonte energética estará sempre disponível. Outro grande benefício, é que usinas solares conseguem atender a demanda energética de cidades, por exemplo. Tudo isso com um baixo rastro de carbono, menor degradação ambiental, e alto potencial energético.

Usinas Solares

Energia solar é a energia produzida ou radiada pelo sol. Esta energia derivada da radiação solar pode ser utilizada de diversas maneiras. Um dos exemplos é a utilização como uma fonte alternativa de energia, através da conversão da luz solar em energia elétrica através de células solares.

O que são usinas solares?

Usinas solares são sistemas fotovoltaicos de grande porte que são projetados para a produção e comercialização de energia elétrica. Sendo que toda a produção de energia se dá através de painéis fotovoltaicos, convertendo a energia do sol em energia elétrica.

Em sua maioria, as usinas são construídas em locais planos. As placas podem ser fixas ou podem ter um sistema de acompanhamento do movimento do sol, chamado de tracker, garantindo o maior aproveitamento da energia solar durante o dia.

Como funcionam?

Sendo uma das maiores fontes de energia limpa, por utilizar a radiação liberada pelo sol para produzir energia, as usinas solares funcionam como um excelente tipo de fonte alternativa de energia. Mas você já parou para pensar como ela funciona?

As usinas solares fazem uso de placas chamadas fotovoltaicas. Essas placas são compostas por células fotovoltaicas, que através da exposição à luz solar, criam um diferencial de potencial elétrico gerando energia. Ou seja, as células absorvem energia do sol, permitindo que flua uma corrente elétrica entre suas camadas.

E as usinas solares utilizam milhares ou mesmo centenas de milhares de placas fotovoltaicas para gerar energia. Isso porque, por se trabalhar em alta tensão são necessários equipamentos que moldem a energia às regras de distribuição.

Um adicional interessante que pode ser aplicado às usinas são os trackers, que direcionam a placa de acordo com a posição do sol. Deixando-o sempre no melhor ângulo de captação de luz.

Categorias: Destaques, Notícias

Compartilhe