Você esta aqui:

Notícias

Pit stop contra queimadas urbanas é realizado em Nova Brasilândia d´Oeste

18 de setembro de 2019 | Carlos Ramos de Vasconcelos

 

 

              A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMA em parceria com o Ministério Público, Detran, Sedam e a Vigilância sanitária, realizaram no dia 26 de agosto as 9:00 horas, na Avenida JK esquina com avenida 13 de maio, onde entregaram panfletos, adesivos e saco porta lixo para carro e esclareceram quanto aos prejuízos e danos à saúde pública causadas pelas queimadas urbanas.

           As queimadas urbanas ocorrem principalmente para a queima de lixo doméstico, folhas e para a limpeza inadequada de lotes baldios. Elas causam poluição, danos as redes de energia e telefone, doenças respiratórias como asma e rinite, além de aumentar o calor e causar poluição atmosférica. As fumaças causadas pelas queimadas, além de desagradável podem conter substâncias tóxicas. O fogo é outro agravante preocupante, pois acaba espantando para dentro das residências animais como: cobras, escorpiões, aranhas e ratos que vivem nos quintais e lotes baldios.

Unindo esforços para combater as queimadas em Rondônia, a secretaria de meio ambiente intensifica ações de prevenção com fiscalização e educação ambiental à população.

Queimada é crime

           Realizar queimadas é crime, na medida em que infringe o artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98). O artigo reza que “é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”. A pena é de reclusão, de um a quatro anos, e multa.

           Em caso de queimadas ou incêndios na área urbana, a população deve ligar para o disque incêndio 69 9 9927-8905. Para queimadas na área rural a população deve ligar para SEDAM – 0800 647 1150.

 

Categorias: Notícias

Compartilhe